30/10/2019 às 22:03 Ensaios

4 Dicas Definitivas Para Aproveitar ao Máximo seu Ensaio Fotográfico

379
2min de leitura

O ensaio fotográfico é, sem dúvida, um presente muito especial. Cada pessoa tem questões específicas sobre a sua autoimagem, assim como o que quer mostrar para o mundo. Por si só, este é um trabalho que envolve entender nuances e refletir positivamente na percepção que as pessoas têm de si.

Para um bom resultado é preciso que ambas as partes estejam em harmonia, isso é, tenham em mente uma ideia a seguir. Assim se otimiza o tempo, e dedica-se mais ao momento: aproveita-se melhor a luz, o lugar, e a paciência do fotografado (Sim, gente. Ser modelo cansa!)

Segue uma lista com 4 dicas para fazer do seu ensaio puro sucesso!

1: Pesquisa

De acordo com a máxima, “quem não sabe o que quer aceita qualquer coisa”. No caso do ensaio, “qualquer coisa” pode resultar em um ensaio que não atenda a todo o potencial. Vale lembrar que o trabalho final é resultado de várias questões. Fazer uma pesquisa de referência, assim como conversar com o fotógrafo sobre as suas perspectivas é essencial, assim ambos chegam no dia já sabendo quais caminhos tomar. Isso traz confiança para todos os envolvidos, além de fazer com que o fotografado se sinta muito mais à vontade.

Nesse planejamento entram o estilo do ensaio, horário, clima e duração, cenários, poses, vestuário, maquiagem, e também os imprevistos. Sim, eles podem e acontecem com frequência. É importante discutir as questões que possam afetar o resultado final desse trabalho.

2: Locação

Ainda no roteiro, a escolha da locação merece destaque, porque é ela quem fornece outras condições (como a luz, por exemplo) para que um ensaio externo aconteça. Existem diversos lugares que podem servir de cenário para suas fotos. Qualquer parede rende! Mas o elemento principal é você! A questão fica no tema que você quer dar, mas principalmente nos deslocamentos que podem ser – ou não - necessários. 

3: Roupas e Make

Caso seja responsabilidade dx cliente, é importante discutir o que deve ser providenciado para a sessão. Busque sempre contextualizar o look com o lugar escolhido e levar poucas opções para decidir na hora. Essa tarefa é responsabilidade de ambas as partes, e deve responder à beleza, ao conforto, e principalmente à sua personalidade.

4: Conforto

Como dito acima, o conforto também faz parte. Das roupas ao horário da sessão (lembre-se dos horários de sol a pino), o desconforto pode refletir nas imagens. Além disso é essencial levar, a tiracolo uma canga (ou algo que evite sujar a roupa) e água (hidratem-se!).

Depois dessas dicas, que tal colocarmos em prática um ensaio fotográfico só seu?

Me conta sua história!

Aproveita e segue o @photoliri :)

30 Out 2019

4 Dicas Definitivas Para Aproveitar ao Máximo seu Ensaio Fotográfico

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas ensaio ensaio fotográfico fotografia lugares rio de janeiro